sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Opinião de Edson Dutra (Os Serranos) sobre o Rodeio de Vacaria

Saudações serranas!

Gostaria de saber se foi o editor deste conceituado órgão de imprensa quem enviou-me um texto no qual, alguns "tradicionalistas"..., um de Soledade e outro aí de Vacaria, se posicionam favoráveis a que o Rodeio Crioulo desta cidade, contrate artistas sertanejos para o evento.
Caso tenha sido Vsa., agradeço pela informação e até o cumprimento pela resposta mais do que à altura que lhes foi dada... exemplificando o caso concreto de Barretos, onde antes era CAIPIRA (brasileiro em sua essência e hoje é norte-americano..., não é bem ainda..., porque falta a eloqüência do idioma... que deve ser o inglês..., mas caminham a passos largos para isso...)
Há que se perguntar também, se este instrutor de danças de salão irá pilchado no próximo PLANETA ATLÂNTIDA? Deve achar perfeitamente normal isto...
Há que se perguntar não só a este patrão de CTG de Soledad, mas à imensa maioria dos patrões de CTGs, qual a opinião sobre esta famigerada mescla...
Quanto a esta dançarina de um CTG de Lages, pergunta-se o que ela contribuiu para minimizar as falhas dos MTGs do Rio Grande e SC? O papel dos verdadeiros tradicionalistas é ajudar a estes movimentos..., fundamentalmente procurando preservar nossos valores...
E quanto ao envolvimento do MTG com a música..., nada mais pertinente... pois que a música é a porta de entrada da tradição gaúcha...
Então ao final, dou um VIVA À TRADIÇÃO GAÚCHA e, desculpo-me com V. Senhoria, caso este comentário não tenha sido endereçado à pessoa certa.
Colocando-me ao inteiro dispor de V.Senhoria, envio um grande abraço.
Caso desejes publicar minha opinião sobre os textos enviados, estás autorizado, pois ela reflete tão somente minha preocupação com os rumos de nossa sagrada tradição.
Como sabes, em minha manifestação, não contém ofensas pessoais a ninguém, mas sim, uma defesa veemente à preservação de nossos valores culturais. Assim como eles me foram e são repassados.
Devemos preservá-los sim. Evoluindo a cada momento, acompanhando o fato social, pois que vivemos no presente e nos encaminhando para o futuro. Mas, nunca deixando que culturas outras se mesclem a nossa, tão conhecida e difundida como tal. Caso isso venha acontecer, certamente a macularão e desestruturarão, pois a tendência é que tudo seja uma coisa só. E sabemos que não é! Joio é joio e trigo é trigo!
Rodeio Crioulo é tradicionalismo puro e, sendo internacional, há espaço sim, para outros "gauchos" da pampa se integrarem, mostrando-nos como eles também amam, respeitam e preservam seus valores. Além disso..., não vêm aqui por mero exercício profissional e sob pagamento..., mas fundamentalmente para mostrar sua cultura e buscar fraternidade.
Já um show de outro estilo musical tem outras finalidades, completamente diversas das citadas.
Assim, amigo, conte com este peão pois enquanto ouvirmos um quero-quero gritando nas coxilhas, haverá peões neste Rio Grande e fora dele, igualmente alertas para os rumos certos para a nossa tradição.Deveremos ter responsabilidade de transmitir às futuras gerações o que nos passaram...
Abraços gaúchos!

Atenciosamente,
Edson Dutra
Dir. Artístico do conjunto musical Os Serranos
Um conjunto que se orgulha de ser e permanecer gaúcho...!

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Corredor de Canto e Poesia - 6º Pouso


A partir de hoje, dia 16 de Novembro, estará acontecendo em Lages a 6ª edição do Corredor de Canto e Poesia. Após 5 anos onde os participantes puderam inspirar-se nas belas imagens da Fazenda Ferradura, contando com a excepcional receptividade da família do Tio Beja, este ano o evento irá acontecer nas proximidades do Rio Caveiras, na Fazenda Santo Antonio.

O Corredor é um encontro onde os músicos e artistas podem trocar informações. A proposta é de uma oficina de criação, onde os músicos receberam um tema na noite de hoje e terão até o dia de amanhã para elaborar poemas e melodias que são apresentadas apenas para os participantes do evento no sábado a noite. O Corredor se encerra no domingo, com um grande almoço de confraternização.

Na próxima semana, vamos disponibilizar algumas imagens do evento, além das informações das músicas premiadas durante o encontro.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Rádio Tertúlia.com


A Rádio Tertúlia, é uma web-rádio especializada em música nativista... fica a dica da programação dessa indiada buena que vem divulgando a boa música do sul do Brasil:

De segunda a sexta-feira:

08h - Programa CANTO DOS LIVRES com JUAREZ MACHADO DE FARIAS (Ao Vivo)
10h - Programa MOTIVOS DE CAMPO com EDERSOM LESSAN (Ao Vivo)
14h - Programa RINCÃOZITO com MURILO ÁVILA (Ao Vivo)
18h - Programa CANTO DOS LIVRES com JUAREZ MACHADO DE FARIAS (Reprise)

Sábados:
10h - Programa CHARLA PAISANA com ENIR MADRUGA E MURILO ÁVILA (Ao Vivo)
14h - Programa A HORA DO CANTO NOVO com DIEGO ESPÍNDOLA (Ao Vivo)
18h - Programa RODA DE MATE com ENIR MADRUGA (Ao Vivo)

Ouça a rádio Tertúlia.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Inscrições 16ª Sapecada da Canção Nativa

Encontram-se abertas as inscrições para a 16ª Sapecada da Canção Nativa e 8ª Sapecada da Serra Catarinense, as mesmas encerram-se no dia 06 de dezembro de 2007, indiferente da data de postagem. O regulamento e a ficha de inscrição estão no site: www.festadopinhao.com, no link da sapecada.

Informações: (49) 3224-7425 - Fundação Cultural de Lages ou 8405-1474 c/ Carla Arruda.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

1ª Mostra Cultural - Corredor de Canto e Poesia

Será realizado no próximo dia 11 de Novembro, no Teatro Marajoara, em Lages/SC, a 1ª Mostra Cultural Corredor de Canto e Poesia. A proposta do evento é levar ao conhecimento da região o evento que acontece já há 5 anos com o nome de Corredor de Canto e Poesia. O evento é um encontro de compositores e poetas, afim de trabalharem novos temas e trocarem informações entre si para melhorar a qualidade da produção musical e cultural da região serrana. Do Corredor já surgiram muitas músicas que participaram de diversos festivais em SC e no RS, entre elas "Que Vem do Sul", música que dá nome ao segundo Cd do Grupo Invernia e que conquistou o título de música mais popular na 2ª Nevada da Canção Nativa de São Joaquim. É uma excelente oportunidade para ouvir boa música e percorrer um corredor de cultura e nativismo. Não percam!

1ª Mostra Cultural "Corredor de Canto e Poesia"
Dia 11 de novembro de 2007
Teatro Marajoara - Lages - SC
Domingo - 20 horas
Entrada Franca

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Homenagem à Vicente Telles

Prezados Senhores,

A ASSOCIAÇÃO CORREDOR CULTURAL NATIVISTA - ACCN parabeniza a outorga do Título de Cidadão Catarinense que a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina vai conferir a Vicente Telles, entendemos que nosso estado reconhece assim um de nossos maiores pesquisadores da história da "Guerra do Contestado".

Valorizar nosso heróis, nossas batalhas, nossa cultura catarinense é um dos importantes legados desta grande pessoa para nossa comunidade.

Informamos também que Vicente Telles será este ano homenageado no "Corredor de Canto e Poesia-7º Pouso", oficina de criação poética-musical que reúne em Lages artistas de todo o sul do Brasil no mês de novembro.

Parabéns pela homenagem e felicidades ao homenageado.

Atenciosamente,

Benjamim Kuse de Faria (Presidente)
Éder Goulart (Vice-Presidente)
ASSOCIAÇÃO CORREDOR CULTURAL NATIVISTA - ACCN
Lages - Santa Catarina

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Baquería de Los Piñares e Invernada Missioneira

Grupo Invernia se divide para apresentar-se em dois festivais.

Os músicos do Grupo Invernia estarão dividos entre dois festivais neste final de semana dos dias 13 e 14 de Outubro. Em Vacaria, no festival Baquería de Los Piñares estarão Rogério Vieira, Michael Parizotto, Jones Andrei Vieira e Reginaldo Färber defendendo composições como Alma Centenária (José Athanásio Borges Pinto e Jones Andrei Vieira) e O Outro Lado da Espora (Everton Michels, Sérgio Saretto e Clarete Souto). Já os músicos Robson "Porão" Fogaça, Jeff Ronsani e Everton Michels estarão em Santo Antônio das Missões, no festival Invernada Missioneira, defendendo a música Comparsas (Everton Michels e Jeff Ronsani).

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Curta homenageia Lages

Um novo olhar sobre a história da serra catarinense está no curta-metragem Guerra de Sombras, primeiro filme realizado por uma equipe exclusivamente de Lages. O trabalho independente é assinado pelo jornalista Fernando Leão. Ele foi rodado em janeiro, na centenária Fazenda Limoeiro, na Coxilha Rica - local que pertenceu a família do ex-presidente Nereu Ramos (1888 - 1958).

A história, ambientada no ano de 1915, tem como pano de fundo o final da Guerra do Contestado, encerrada em 1916. Mesmo se tratando de um trabalho de ficção, a produção do filme fez questão de valorizar os fatos históricos através de pesquisas realizadas no arquivo público da cidade. A empreitada contou com a experiência da diretora executiva do curta, Sara Nunes, mestre em História que já há alguns anos pesquisa o assunto. Os jornais da época foram fontes decisivas na hora de elaborar o figurino, escolher os móveis e construir o comportamento dos personagens. O roteiro de Guerra de Sombras começou a ser escrito por Leão há cinco anos e só foi finalizado em dezembro do ano passado. O pontapé do projeto foi a idéia de uma cena em que uma mulher ora sem demonstrar convicção.

Depois de muitas conversas, leituras e pesquisas, surgiu a história protagonizada por Coronel Libório, fazendeiro decadente e amargurado que perdeu a mulher para a tuberculose e o filho para a guerra. Sua única companhia no velho casarão em que vive solitário é a cabocla Sebastiana, mulher misteriosa que fazia parte do grupo de virgens que acompanhava as andanças de João Maria. Ela prevê o destino de todos os personagens. - O filme fala da luta pela posse de terra, religiosidade e questionamento da fé. O título é uma metáfora para as coisas que o ser humano esconde e deixa extrapolar em momentos fortes, de violência - comenta o diretor.

O curta de 24 minutos foi gravado em uma semana e meia. Com experiência nos palcos, os atores que participam do filme nunca tinham trabalhado em cinema antes. No caso de Silvane Brum, este é o primeiro trabalho como atriz. O único ator fora de Lages a participar do curta é Lourival Andrade, de Itajaí. Este é o primeiro trabalho ficcional do diretor Fernando Leão, que tem no currículo outras sete obras audiovisuais - entre elas o documentário Irmãos Canozzi - A história que virou lenda, vencedor de quatro prêmios no VIII Gramado CineVídeo. O curta foi feito sem patrocínio, apenas com a ajuda de apoiadores.

Guerra de Sombras será exibido pela RBS TV no final do ano na série Curtas Catarinenses.

Fonte: Karine Ruy - Frente em Defesa da Cultura Catarinense

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Arreio Sem Freio


O Quarteto Arreio Sem Freio iniciou suas atividades em novembro de 2003. Desde então vem desenvolvendo um trabalho autoral focado nas composições dos integrantes e orientado pela pesquisa da diversidade musical brasileira. As composições caracterizam-se pelo experimentalismo, pela liberdade de criação e improvisação moderna. As composições apresentam uma junção de estilos regionais com estilos nacionais. São explorados recursos como compassos alternados e impares, harmonias quartais e contornos melódicos de caráter jazzístico. O resultado é uma mistura dos estilos típicos do américa do sul como o chamamé e chacarera com estilos do centro e nordeste do Brasil como o choro, baião e o samba em uma concepção que visa sintetizar essa diversidade de estilos.

Ouça algumas músicas do Arreio Sem Freio!

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Programação Semana Farroupilha - Lages/SC



Sexta 14/09/07

19:00h – Uniplac – Salão de Atos

Palestra: A Participação de Lages na Revolução Farroupilha


Sábado 15/09/07

07:00h – Praça Vidal Ramos Sênior

Alvorada Festiva – mateada – apresentações artísticas

09:00h - Saída da chama crioula do monumento Boi de Botas

10:30h - Chegada da chama na Praça Vidal Ramos Sênior

11:00h - Solenidade de abertura da Semana Farroupilha e

Distribuição das centelhas da Chama Crioula


Domingo 16/09/07

10:00h- Catedral Diocesana

Missa de ação de graças à Semana Farroupilha

15:00h - Cancha do Patacão

Chegada da Chama Crioula

3º Encontro de Ginetes

20:30h - Teatro Marajoara

Apresentação da Peça Santos da Serra – Grupo Sementes.

(com arrecadação de 1 kg arroz ou feijão)


Segunda 17/09/07

Palestras nas escolas das redes municipal e estadual sobre a Revolução Farroupilha

11:00h - Fundação Cultural de Lages e Terminal Rodoviário

Chegada da Chama Crioula

Exposição de Indumentária Gaúcha


Terça 18/09/07

Palestras nas escolas das redes municipal e estadual sobre a Revolução Farroupilha

19:30h – Facvest – Teatro Univest

Chegada da Chama Crioula

Palestra: A Participação de Lages na Revolução Farroupilha


Quarta 19/09/07

08:00h - CTG Querência Universitária –CAV – Galpão Crioulo

Chegada da Chama Crioula

Mateada e tertúlia – o dia todo

19:30h - CTG Planalto Lageano

Chegada da Chama Crioula

Palestra: Indumentária Gaúcha

20:30h – Oficina: Nó de lenço


Quinta 20/09/07

08:00h – UNIPLAC – Centro de Convivência

Mateada e tertúlia livre durante todo o dia

12:00h – Carreteiro – Restaurante Universitário

15:00h - Exposição de Fotos da Coxilha Rica

16:00h - 2ª Mostra de Tropeirismo

19:00h - Chegada da Chama Crioula

19:15h - Apresentação Artística CTG Anita Garibaldi

20:30h - Show Grupo Pátria Sulina


Sexta 21/09/07

10:00h - Museu Thiago de Castro

Chegada da Chama Crioula

Mateada e Varal de Poesias

20:00h – CTG Barbicacho Colorado

Chegada da Chama Crioula

Palestra: Gauchismo: usos e costumes regionais;

21:00h –Tertúlia livre


Sábado 22/09/07

09:00h - Morro do Prudente – Antonio Mario

Chegada da Chama Crioula

Gincana campeira, prova de rédea, carreira de mula...

12:00h – Almoço Campeiro

11:00h – Fazenda do Barreiro

Chegada da Chama Crioula

Hasteamento de bandeiras

Palestra: Revolução Farroupilha

Haverá baile de encerramento no MTG para os envolvidos na organização, com a participação da ACCN.


Domingo 23/09/07

15:00h – Pousada SESC

Chegada da Chama Crioula

Apresentação CTG Barbicacho Colorado e Luiz Ribeiro (Índio).

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Cd's Grupo Invernia



Festival Nativista "Baqueria de los Piñares"


Relação das músicas classificadas para a Etapa Municipal do Festival Nativista "Baqueria de los Piñares".

O festival acontece no CTG Rancho da Integração, é realizado pela Prefeitura Municipal de Vacaria e organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.






Cheiro da Terra
Letra:Fernando Verdi Guazzelli
Música:Felipe Teixeira

Festa Vacariana
Letra:Aldair Jorge Oliboni
Música:Pedro Paulo Almeida

Bandeira do Rio Grande
Letra:Aldair Jorge Oliboni e José Ari Amaral
Música:Pedro Paulo Almeida

Milonga das Batalhas
Letra:Rafael Oliveira Ferreira
Música: Jamenson Hoffmann Abreu e Vinicius Boechel

Peão,Garra e Cavalo
Música:Danilo B Soares
Letra:Danilo B Soares

Pelos Trotes da Juventude

Letra:Antonio Carlos Pacheco
Música:Cassiano Paim

Novos Tropeiros

Letra:Juarez Machado e Fernando Mendonça e Leandro Redivo
Música:Leandro Redivo

Guri Quitandeiro
Letra:Osnir Domingues
Música:Osnir Domingues

No Luar da Paraíso
Letra:Antonio Carlos Pacheco
Música:Cassiano Paim

Retratos de um Fundo de Campo
Letra:Sidnei Michelon
Música:Willian Bizotto e Luiz Amaral

A comissão julgadora da Fase Municipal é composta por: Carlos Abreu, Cassiano Eduardo Pinto, Daniel Antonio Bush, Éder Goulart, Idalcir Peruchin. Para a Fase Nacional participarão também desta comissão Nilton Ferreira e Jaime Brun Carlos.

As inscrições para o II Festival Nativista "Baqueria de los Piñares" estão abertas até o dia 15 de setembro (valendo a data de postagem) e acontecerá nos dias 11, 12, 13 de outubro de 2007 em Vacaria/RS.

Maiores informações e regulamento: www.vacaria.rs.gov.br

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Viola Tropeira


O ciclo do tropeirismo é uma história que ainda se sente na região da serra catarinense. Povoada por Birivas, a região de Nossa Senhora das Lajens carrega ainda em seus campos as marcas dos cascos de tropas e tropeiros que por ali passaram, pousaram e se aquerenciaram...

Dentro desta referência, um excelente site com conteúdo musical tropeiro é o Viola Tropeira.

Fica a dica aos amigos!

Um upa bem serrano!

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Mercedes Sosa no Rodeio de Vacaria

A organização do Rodeio de Vacaria quer assinar contrato com a cantora argentina Mercedes Sosa para um show da edição 2008 do evento. A patronagem do CTG Porteira do Rio Grande chegou a congitar a dupla sertaneja Cezar Menotti & Fabiano, mas o presidente do MTG Oscar Fernande Gress ameaçou punir o centro de tradições. Segundo ele, o Porteira havia se comprometido a não contratar esse tipo de atração, durante convenção tradicionalista realizada em Caxias do Sul, no ano passado. No entanto, o dirigente da entidade aprova a musa portenha por ser representante da música regional argentina.

Fonte: Roda de Chimarrão do ClicRBS

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Grupo Invernia "Passando a Limpo" na Coxilha de Cruz Alta

Assista no video acima a apresentação do Grupo Invernia com a música Passando a Limpo na 27ª Coxilha Nativista de Cruz Alta.

Letra: Emerson Souza, Rogério Vieira e Everton Michels
Música: Everton Michels e Jeff Ronsani

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Coxilha - Ao Vivo

Para os amigos que quiserem ouvir o festival pela rádio, será transmitido ao vivo pelo site: www.radiocruzalta.com.br

O festival começa nesta sexta, dia 27 e vai até o domingo, dia 29.

SORTE, GURIZADA!!!

domingo, 8 de julho de 2007

Grupo Invernia na 27ª Coxilha de Cruz Alta

O Grupo Invernia classificou a composição Passando a Limpo para a 27ª Coxilha.

Veja abaixo a lista das classificadas:

1 - Milonga em Tom de Quem Chora (Milonga)
Erlon Péricles

2 - Antes que Sumam as Estâncias (Milonga Arrabaleira)
Francisco Luçardo / Paulo Saavedra

3 - O Sol, a Terra e a Lua (Toada)
Rodrigo Bauer / Pirisca Grecco

4 - O Relógio é um Coração (Milonga)
Gujo Teixeira / Arthur Bonilla

5 - Certa Noite aos Pés da Lua (Chacareira)
Carlos Omar V.Gomes / João Bosco Ayala R. e Pedro Guerra

6 - Culo e Suerte (Chamarra)
Heleno Cardeal / Lanes Cardeal

7 - Quando o Campo Fala em Mim
Ramires Monteiro

8 - Passando a Limpo (Rancheira)
Everton Michels e Emerson Souza / Jeff Ronsani e Everton Michels

9 - Comenda para "Tio Adauto" (Chamarra)
Luciano Ferreira / Elton Saldanha

10 - A Primeira Coxilha (Milonga)
José F. Gonzalese e João de Almeida Neto

11 - Repartindo as Tarecama (Rancheira)
Marco Antônio Nunes / Edson Vargas

12 - Rio Abaixo (Chamamé)
Gujo Teixeira e Zé Renato Daut

13 - Essas Cordeonas (Chamamé)
Sílvio Genro / Pirisca Grecco

14 - Chê de Deus (Chamamé)
Zeca Alves e Evair Gomes / Ricardo Martins

15 - O Sorriso dos Olhos (Canção)
Túlio Souza / Piero Ereno

16 - A Estrela que Vive em Ti (Milonga Canção)
Carlos O. V. Gomes / Diogo Matos

segunda-feira, 11 de junho de 2007

IIº Canto dos Desgarrados

A composição Parceiros da Noite, com letra de Robson "Porão" Fogaça e melodia de Jeff Ronsani, foi premiada com o 3º lugar na segunda edição do festival Canto dos Desgarrados, da cidade de Itajaí (SC), que ocorreu no último sábado, dia 9 de Junho.

Confira abaixo a premiação:

1º Lugar
DE PAI PRA FILHO
L/M: Marco Lima
Cidade: Porto Alegre - RS
Intérprete: Marco Lima

2º Lugar
DISPARADA
L/M: Edson Copetti
Cidade: Joinville - SC
Intérprete: Grupo Alma de Galpão

3º Lugar
PARCEIROS DA NOITE
L: Robson Fogaça / M: Jeff Ronsani
Cidade: Florianópolis / Criciúma
Intérprete: Jeff Ronsani e Bruno Souto

Música Mais Popular
DE LUA E POUSO
L: Eduardo Corrêa / M: Arthur Boscatto e Juliano Lemos
Cidade: Florianópolis e Joinville - SC
Intérprete: Vinicius Souto

Melhor Intérprete: André Novo (PRECE AO CAMPO)

Melhor Instrumentista: Darlan Ortaça (DISPARADA)

Melhor Letra: DE LUA E POUSO de Eduardo Corrêa

JURADOS:
Álvaro Machado – Alessandro Civa – Gilson Aguiar – Pruda Silva - Pablo Vargas.

Organização Executiva de JPE – JANE PRODUÇÕES & EVENTOS
Jane da Trindade Pessoa.
E-mail: jane_trindade@hotmail.com
Fone: (47) 9974 -0180/9161-5077/3427-5208
REALIZAÇÃO – CTG INDEPENDENTES DA QUERENCIA – ITAJAI – SC.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Com as bruacas carregadas!

Buenas, povo!

O pessoal do Invernia já está com as bruacas carregadas e pronto pra Sapecar suas músicas na Festa Nacional do Pinhão.
(Foto: Rogério Vieira na Coxilha Rica - Autor: Jeff Ronsani)

Esperamos encontrar todos por lá!

E que apreciem a nossa arte!


Um upa bem serrano!

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Shows e Festivais



O Grupo Invernia, está em ritmo de preparação para grandes apresentações no período da Festa Nacional do Pinhão, que ocorre entre os dias 1º e 10 de Junho de 2007.

Na sexta-feira, dia 1º, é a vez do grupo ir ao palco defender duas composições na Sapecada da Serra Catarinense - contamos com a torcida de todos!

Já no dia 02, sábado, o Invernia estará se apresentando no centro da cidade, no Recanto do Pinhão, num show com as principais composições do grupo e, provavelmente, as músicas que participaram da Sapecada no dia anterior.

Também no Recanto do Pinhão, grandes parceiros e alguns integrantes do grupo estarão se apresentando. Confira a programação no site.

Para quem quiser adquirir os Cd's do Invernia, apareça nos shows e entre em contato com a gente. Para quem não puder ir, basta mandar um e-mail para grupoinvernia@gmail.com

terça-feira, 15 de maio de 2007

CD da Sapecada será vendido via Internet




O CD será duplo e contém as músicas selecionadas para a Sapecada da Canção Nativa e Serra Catarinense.

O secretário municipal de Finanças Walter Manfrói, confirmou que este ano o CD duplo da Sapecada da Canção Nativa e da Serra Catarinense, festivais nativistas que fazem parte da programação da 19ª Festa Nacional do Pinhão, estarão à venda via Internet.

Segundo Manfrói esta inovação estará disponível aos internautas a partir do dia 30 de maio, através do site oficial da Festa do Pinhão www.festadopinhao.com. “Os interessados estarão preenchendo uma guia de compra e a entrega se dará na residência do comprador, através dos Correios”, explica.

O preço do CD duplo via Internet continua o mesmo do ano passado R$ 15,00. “A intenção da Comissão Organizadora é facilitar a venda dos CDs para as pessoas de outras cidades e estados. Por enquanto a primeira tiragem será de 1.000 cópias”, diz.

Quanto a venda dos passaportes, meio-passaportes e ingressos para a 19ª Festa Nacional do Pinhão, através da Internet, Manfrói comenta que a procura tem sido grande e surpreendente. “Esta foi uma inovação que deu certo e vem agradando os internautas de todo país, pois recebemos mensagens de vários estados”, conclui.

(Ari Junior) - Fonte: WebLages.com

...

Lembrando que o CD conta com a participação do Grupo Invernia em duas composições: a valsa O Campeiro e o Poeta e a chacareira O Pinheiro Sua Gente e Seu Lugar.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Éder Goulart

Buenas, amigos!

Éder Goulart é cantor e compositor serrano. Nascido entre pedras, dos sertões das Lajens, traz em sua alma a força que a geografia e a cultura da serra impõe à quem se cria entre as geadas e nevascas dos campos de cima da serra.
O cantor tem importante participação na história do Grupo e do Projeto Invernia. Atuou diversas vezes com o Grupo em festivais, incluindo sua brilhante interpretação em Versos de Inverno.

A dica fica por conta do blog de Éder Goulart.



Um upa bem serrano à todos!

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Invernia no Apaisanado

O pessoal do Apaisanado, um dos maiores blogs sobre cultura nativista da web, publicou essa semana uma breve matéria a respeito do Grupo e do Projeto Invernia.
Confira!



terça-feira, 10 de abril de 2007

7ºSapecada da Serra da Catarinense


O Grupo Invernia terá a honra de defender duas composições na 7ª edição da Sapecada da Serra Catarinense: O Poeta e o Campeiro com letra e música de Jeff Ronsani, uma valsa com um belíssimo trabalho de violões e uma gaita de muito sentimento e também a chacareira O Pinheiro, Sua Gente e Seu Lugar, muito ritmada, forte e envolvente é uma composição de Luiz Antônio Ramos com melodia de Reginaldo Färber que traz a forte marca do "jeitão" Invernia de cantar...

Sorte à todos os parceiros que estarão em palco e que vença a arte gaúcha e serrana, sempre e acima de tudo!

Abaixo todas as classificadas para o festival que ocorre no dia 1º de Junho de 2007:

1- Assim Canto a Querência
Ritmo: Rasguido Doble
Letra: Cassiano Eduardo Pinto
Música: Éder Goulart
Cidade: Lages / SC


2- Eu Guitarreiro
Ritmo: Milonga
Letra e Música: Emerson Goulart
Cidade: Lages / SC

3- O Poeta e o Campeiro
Ritmo: Valsa
Letra e Música: Jeff Ronsani
Cidade: Criciúma /SC

4- Mistérios da Guitarra
Ritmo: Chamamé
Letra e Música: Edivan Luis Ribeiro (Índio)
Cidade: Lages / SC

5- Gumercindo Peão da Estância
Ritmo: Polca
Letra: Sandro Arruda e Adilson Rogério de Oliveira
Música: Adilson Rogério de Oliveira
Cidade: Lages / SC

6- Tirão
Ritmo: Milonga
Letra: Leduvino Ramos da Silva e Cassiano Eduardo Pinto
Música: Alexandre Matheus da Silva
Cidade: Lages / SC

7- Lunarejo
Ritmo: Milonga
Letra: Ramiro Amorim
Música: Alberto Ventura Neto
Cidade: Lages / SC

8- Água Sobre Água
Ritmo: Milonga
Letra: Luiz Antônio Ramos
Música: Rafael Sluminsky
Cidade: Lages / SC, São Bento do Sul/SC

9- Pedro Campeiro
Ritmo: Bugio
Letra: Lauro César Cordova
Música: Jones Andrei Vieira e Luis Bastos
Cidade: Lages / SC

10- Dia de Tormenta
Ritmo: Rancheira
Letra e Música: Zauri Tiaraju de Castro
Cidade: Lages / SC

11- Exaltando o Bugio
Ritmo: Bugio
Letra e Música: Jones Andrei Vieira
Cidade: Lages / SC

12- Poesia ao Tempo
Ritmo: Canção
Letra e Música: Emerson Goulart
Cidade: Lages / SC

13- O Pinheiro Sua Gente e Seu Lugar
Ritmo: Chacareira
Letra: Luiz Antônio Ramos
Música: Reginaldo Farber
Cidade: Lages / SC

14- Rima Perfeita
Ritmo: Milonga
Letra: Ramiro Amorim
Música: Vitor Ribeiro Amorim
Cidade: Lages / SC



Jurados:
Aldo Ramos Martins Neto - Poeta e Letrista
Eduardo Pimentel - Instrumentista e Compositor
Alessandro Kramer - Arranjador, Compositor e Instrumentista
Romualdo Boher - Poeta, Instrumentista e Intérprete
Marcelo Donato - Intérprete e Instrumentista

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Invernia na Folha de São Paulo

Ok! O texto saiu em 2004, mas só agora descobrimos e acho que vale a pena compartilhar...


"Artistas divulgam música sem restrição", copyright Folha de S. Paulo, 1/12/04
Juliano Barreto em 7/12/2004

"Músicos brasileiros famosos e menos conhecidos já começaram a aderir ao formato de distribuição da licença Creative Commons. Criada para servir como opção à troca ilegal de músicas pela internet e impulsionar a criatividade dos artistas, a licença permite que os usuários copiem e troquem os arquivos de música digital e, em alguns casos, possam até mesmo editá-los.
'A Creative Commons permite um acesso mais amplo à música. O consumidor não fica restrito a ouvir um CD. Ele pode distribuir a música pela internet, fazer mixagens ou até compor uma nova letra usando a canção original', afirma Carlos Afonsso Pereira de Souza, coordenador-adjunto do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas, entidade responsável pela adaptação da Creative Commons para as leis vigentes no Brasil.

Onde encontrar

Entre os artistas brasileiros que já dispõem de músicas para download nesse formato de distribuição, os mais diversos estilos estão representados. Quem aprecia batidas dançantes deve visitar sites como o do DJ Dolores ( www.candeeiro.com.br/djdolores.html), o de Alex Mono & Modal Transgress (www.alexmono.com.br) e o do grupo Gerador Zero ( www.geradorzero.com). Outra opção é o site www.recombo.art.br, que traz canções, textos e vídeos de diferentes artistas.

Quem prefere ritmos mais calmos deve acessar as páginas do Axial (www.axialvirtual.com) e da banda alternativa Luísa Mandou um Beijo ( www.luisamandouumbeijo.8k.com). Outras canções podem ser baixadas em www.mombojo.com.br e em www.invernia.com.br .

Apesar da maioria de artistas alternativos, a Creative Commons também atrai músicos mais famosos, como o ministro da Cultura, Gilberto Gil (que colocou uma música sob esse tipo de licença). 'A Creative Commons é aberta a todos os artistas e serve como um meio de divulgação que atinge uma gama de usuários muito maior', acredita Souza.

É importante lembrar, no entanto, que a licença protege os direitos autorais e não permite a comercialização das músicas.

No site oficial da Creative Commons (creativecommons.org), há um sistema de busca para encontrar músicas, vídeos e livros que usam a licença de livre divulgação. Na mesma página, também há informações para artistas que tenham a intenção de utilizar a licença para distribuir suas músicas.

Novo Napster

Enquanto a Apple domina o mercado de venda de músicas on-line com o site iTunes, o Napster (serviço pioneiro de trocas ilegais, que se transformou em sistema de loja virtual) adota estratégias mais agressivas para ganhar espaço. Segundo o site The Register ( www.theregister.co.uk), a empresa passará a vender músicas em papelarias e lojas de conveniência na Inglaterra.

As lojas reais venderão planos de assinatura mensais que, de acordo com o valor pago, permitirão que o usuário baixe de dez a 33 músicas.

Acordo de gigantes

As músicas das gravadoras Universal, Sony BMG e Warner serão vendidas por um único site no início de 2005. A empresa responsável pela futura loja anunciou que o serviço funcionará de forma parecida com os programas de troca de arquivos P2P, como o KaZaA e o antigo Napster."

sábado, 24 de março de 2007

Esses Loucos Livres da Serra


A música "Esses Loucos..." foi premiada no Festival Sapecada Catarinense da Canção como Música Mais Popular, e recebeu também o prêmio de Melhor Tema.

Ela foca-se no momento da retomada da cidade de Lages pelas tropas farroupilhas, lideradas (a contragosto) por Canabarro, e tendo como personagens principais Giuseppe e Anita Garibaldi.

Lideradas a contragosto porque Canabarro, tendo perdido o porto de Laguna para as tropas brasileiras, preferia voltar à recém fundada República do Piratini, e deixar definitivamente Santa Catarina e a Republica Juliana para trás. Foi por insistência de Giuseppe, e mais provavelmente de Anita, que a tropa subiu a serra.

Voltando à história bem mais recente, um pouco alto desta música foi sua apresentação ao vivo juntamente com o Ballet Municipal de Lages, com a bailarina e psicóloga Tatiana Leskow no papel de Anita. Realmente inesquecível.


Esses Loucos Livres da Serra
Letra e Música: Jean Rodolfo Taruhn
Interpretação: Grupo Invernia
Rogério Vieira e Jeff Ronsani (vozes), Reginaldo Färber (violões), Jones Andrei (Acordeon), Alberto Jacobi (Flauta), Michael "Mitcho" Parizotto (Baixo), Robson "Porão" Fogaça (Percussão).

O horizonte se avermelha
como se sangrasse a tarde
na noite a tropa ganha a serra
cansada de batalha e viagem

Na noite a tropa ganha a serra
cansada de batalha e viagem
mas nada impede estes farrapos
de retomar a Vila das Lajens

O Comandante Garibaldi avisou:
vai ser dura a lida
são mais, e "tão" bem armados
"tá assim" de soldados na vila

Anita acompanha a tropa, guerreira
que esta é sua família
é serrano o sangue e a coragem
da heroína farroupilha

Nossa Senhora das Lajens
cuida estes tauras que peleiam
pranchando adagas na serra

Cada tez traz as marcas
cada voz a mensagem
nos olhos forma-se a imagem
do sul, soberano e livre

Nos olhos a liberdade corcoveia
potra chucra
mas "pra" garantí-la há uma adaga
sempre pronta pra a luta

Sangue de bravo que se imola
no altar da serra cortando amarras
é a serra descendo a espora
e mudando a história

Sangue de bravo que se imola
no altar da serra, fazendo história
braço serrano e sangue farrapo

Nossa Senhora das Lajens
cuida estes tauras que peleiam
Esses loucos livres da serra

É isso aí. Faça o download na coluna à esquerda. Seu comentário é sempre bem-vindo.

Um abraço!

quinta-feira, 15 de março de 2007

Invernia


Invernia é o "tempo de inverno".

Aqui na Serra Catarinense, um dos locais mais frios do país, a Invernia influencia hábitos, costumes e tradições. Este foi o nome escolhido por alguns universitários para em 1997 formar um grupo de música voltado à cultura nativa da região.

Esta contradição da "Invernia" em pleno país tropical já dá uma idéia deste universo cultural da Serra Catarinense. Verdadeira terra de fronteira. Fronteira entre a cultura gaúcha/platina e a brasileira/tropical. Fronteira entre o tradicional dos Centros de Tradições e os laboratórios dos Festivais.

Falando em festivais, A Sapecada da Canção Nativa, festival de música inédita de Lages - SC tem tudo a ver com a história do Grupo Invernia, pois foi onde o fruto deste trabalho veio à tona, com a música Versos de Inverno premiada já na primeira participação do grupo.

Na verdade o Invernia é mais uma comunidade do que um grupo, pois além dos músicos que subem em palco com o nome de Grupo Invernia, há sempre um grande número de poetas, compositores e outros artistas envolvidos.

Esta comunidade é o Projeto Invernia, englobando o Grupo e um grande número de amigos que trabalham em conjunto por nossa cultura.

Abraços, Taruhn.

Estamos quase lá!

Está quase tudo certo.
Agora basta redirecionarmos o domínio www.invernia.com.br para cá e estaremos prontos para começar. Estamos te esperando, Beto! Volta logo do Peru e arruma isso aqui! :-)

Inicialmente vamos disponibilizar as músicas do primeiro CD do Grupo Invernia.

Junto com cada música teremos a letra (cifrada se o Mitcho ajudar) e uma pequena história da mesma (passagem por festivais e coisas do tipo).

Para testar, estão aí ao lado esquerdo duas músicas do novo CD do Invernia - "Que Vem do Sul" (a faixa título e Vez por Outra), além das duas primeiras do primeiro CD (Esses Loucos Livres da Serra e Vez por Outra).

Abraços da Família Invernia!